Você está aqui: Página Inicial > Destaques > ANA dialoga com DF para construção de agenda conjunta sobre água

Notícias

ANA dialoga com DF para construção de agenda conjunta sobre água

Em continuidade à ação Um Dia de ANA, o Distrito Federal foi a segunda Unidade Federada a visitar a Agência para troca de experiências e informações em recursos hídricos
por publicado: 24/05/2019 10h50 última modificação: 24/05/2019 15h23
Um Dia de ANA DF
Foto: Flávia Simões - SAS/ANA

Um Dia de ANA DF Foto: Flávia Simões - SAS/ANA

Durante toda esta quinta-feira, 23 de maio, em sua sede, a Agência Nacional de Águas (ANA) recebeu representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) para dialogar sobre ações estratégicas em comum na temática de recursos hídricos. O encontro em Brasília aconteceu no contexto da ação Um Dia de ANA, na qual a instituição abre suas portas para estreitar relações com as entidades que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). 

O evento, que mobilizou servidores de diversas áreas da Agência, foi aberto pelo diretor Ricardo Andrade e pelo superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Gonçalves. Na sequência, o diretor presidente da ADASA, Paulo Salles, falou sobre os avanços e desafios da gestão de recursos hídricos e da regulação do saneamento básico no DF. 

Servidoras da agência reguladora distrital, Érica Yoshida e Vandete Maldaner falaram respectivamente sobre a implementação do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO) e do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS) no Distrito Federal. Ambos são desenvolvidos pela ANA em parceria com as unidades da Federação. 

Representada pelo subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, Jair Tannús Júnior, a SEMA teve um espaço para abordar a situação da gestão de recursos hídricos no DF, além da atuação do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH-DF). 

Durante a tarde aconteceram debates temáticos com a participação simultânea de representantes da ANA e dos órgãos distritais. Seis temas nortearam a troca de experiências, como: a crise hídrica no DF e sua gestão entre 2016 e 2018, o monitoramento qualitativo e quantitativo das águas distritais e de domínio da União no DF, o Programa Produtor de Água na bacia do rio Descoberto e na bacia do Pipiripau, o Plano da Bacia Hidrográfica do Paranaíba, os marcos regulatórios do ribeirão Pipiripau e do rio São Marcos, além dos desafios para a gestão de recursos hídricos no contexto do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH PARANAÍBA).

 

Um Dia de ANA

A ação Um Dia de ANA é um desdobramento da 4ª Reunião de Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos, realizada em Brasília em 21 de fevereiro de 2019. Esta iniciativa busca o intercâmbio de informações e a aproximação entre a Agência – órgão federal responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e coordenação do SINGREH – e os órgãos gestores estaduais de recursos hídricos. No evento também são discutidos desafios enfrentados pelos estados quanto à água. Goiás foi a primeira unidade da Federação a ser recebida na sede da ANA, em Brasília, em 11 de abril. Os próximos estados previstos são Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

 

Por Raylton Alves - Ascom ANA.