Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Dez estados assinam contratos do segundo ciclo do Progestão

Notícias

Dez estados assinam contratos do segundo ciclo do Progestão

Com as assinaturas dos novos contratos, Progestão alcança dezoito estados já cumprindo metas referentes ao segundo ciclo do Programa
por publicado: 15/02/2019 14h06 última modificação: 20/03/2019 09h36
Oficina de acompanhamento do Progestão na Bahia, em 2018 – Foto: INEMA/BA

Oficina de acompanhamento do Progestão na Bahia, em 2018 – Foto: INEMA/BA

Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins encerraram o primeiro ciclo do Progestão em 2017 e manifestaram interesse em continuar no próximo ciclo do Programa, que vai de 2018 até 2022. Estes novos contratos foram assinados e publicados.

Uma das principais diferenças do segundo ciclo em relação ao anterior é a existência da meta de investimento, cujo objetivo é aportar recursos financeiros próprios do orçamento de cada estado para a gestão de recursos hídricos, além dos recursos investidos pela ANA. Assim, se o estado comprovar a aplicação de recursos orçamentários até R$ 250 mil, a ANA pagará parcela no mesmo valor ao estado. Esta meta financeira está relacionada à aplicação de recursos estaduais em alguma das variáveis consideradas críticas para a gestão da água, como: organização institucional do modelo de gestão, comunicação, planejamento estratégico, plano estadual de recursos hídricos, sistema de informações, outorga e fiscalização.

Outra novidade nessa segunda fase é a inclusão da meta de cooperação federativa referente à capacitação, que tem como objetivo incentivar o planejamento e a implementação de ações voltadas à formação de membros de colegiados, técnicos dos órgãos gestores e de demais entes integrantes dos sistemas estaduais de gerenciamento de recursos hídricos.

Nos últimos anos o Progestão vem promovendo melhorias na gestão estadual de recursos hídricos e facilitando a articulação da ANA junto aos estados, além de buscar fortalecer o papel dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos (CERHs) na política estadual. Como resultado, os estados têm se interessado em aderir ao segundo ciclo do Programa com anuência dos respectivos CERHs. O Progestão prevê o repasse de cinco parcelas anuais de até R$ 1 milhão, mediante o cumprimento de metas de gestão de recursos hídricos, estabelecidas em contrato.