Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Paraná lança Relatório de Conjuntura de Recursos Hídricos

Notícias

Paraná lança Relatório de Conjuntura de Recursos Hídricos

Resultado do Projeto Ferramenta de Gestão no estado, o relatório permite o acompanhamento sistemático da situação dos recursos hídricos paranaenses
por publicado: 10/08/2020 14h28 última modificação: 10/08/2020 14h28

O Paraná é o primeiro estado brasileiro a elaborar o Relatório de Conjuntura de Recursos Hídricos do seu espaço geográfico nos moldes do Relatório Nacional. O trabalho foi realizado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O relatório foi lançado no dia 14 de julho último, como uma importante peça de referência para a gestão dos recursos hídricos no estado. O trabalho apresenta um retrato atualizado de usos e gestão das bacias hidrográficas em todo o território paranaense, incluindo as suas fronteiras.

O evento virtual de lançamento, em razão da pandemia do COVID-19, contou com a participação do  Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, do presidente do IAT, Everton Souza, de dois diretores da Agência Nacional de Águas, Marcelo Cruz e Ricardo Andrade, e do Coordenador-Geral de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério de Desenvolvimento Regional, Henrique Pinheiro Veiga. “É uma radiografia das bacias paranaenses que norteará as tomadas de decisões governamentais quanto ao uso e gestão da água”, disse Nunes, ressaltando que o documento irá embasar a prestação de contas do Governo do Estado junto à Assembleia Legislativa, além de ser disponibilizada para a sociedade.

MARCO - De acordo com o presidente do Instituto Água Terra, Everton Luiz de Souza, o documento representa um marco da gestão de recursos hídricos do Estado do Paraná. Ele traz a história construída nos últimos anos pelo órgão gestor que já teve várias denominações – hoje IAT – mas, sempre preservando a herança patrimonial das águas paranaenses e respeitando o legado de informações de gestão, acumulado ao longo dos anos.

“O Relatório de Conjuntura Hídrica do Paraná permite a utilização adequada desses recursos e a disponibilização para a sociedade. O relatório tem essa ambição – mostrar o desafio de se fazer essa publicação, com dados e informações que ajudem os empreendedores ao fazer investimentos no  Estado e, também, para o próprio Instituto Água e Terra, mostrar qual é o arsenal usado para as tomadas de decisões”, disse.

O Relatório foi iniciado pelo bolsista Willian Goetten que apresentou a proposta de conteúdo dos capítulos e, posteriormente, foi desenvolvido e concluído pela bolsista Natália Zanetti, contratados pelo Projeto "Aperfeiçoamento de Ferramentas Estaduais de Gestão de Recursos Hídricos no âmbito do Progestão", sob supervisão da ANA/SPR e do IAT, além de contar com a colaboração de técnicos da Coordenação do projeto no IPEA e na ANA.

Para acessar o Conjuntura de Recursos Hídricos do Paraná, clique aqui.

Fonte: Página do IAP na internet.