Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Semana da Água movimenta a agenda de recursos hídricos nos estados

Notícias

Semana da Água movimenta a agenda de recursos hídricos nos estados

Palestras, oficinas, webinários, entre outros eventos fizeram parte da programação da semana do dia 22 a 28 de março
por publicado: 09/04/2021 17h49 última modificação: 09/04/2021 17h49
Uma das fotografias premiadas no concurso realizado pelo IGAM, nas comemorações do Dia Mundial da Água

Uma das fotografias premiadas no concurso realizado pelo IGAM, nas comemorações do Dia Mundial da Água

A Semana da Água foi movimentada em diversos estados brasileiros que promoveram vários eventos em referência ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Palestras, webinários, cursos, reuniões de fóruns, conselhos e comitês, concurso de fotografia, entre outras atividades enriqueceram as comemorações da data.

Na região Norte, Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins promoveram diversos eventos, como transmissões ao vivo sobre temas específicos, tais como inundações, sustentabilidade e bioindicadores de qualidade da água (Acre), palestras sobre outorga (Amazonas), preservação e importância dos recursos hídricos (Amazonas e Rondônia), debate sobre mudanças climáticas e uso da água (Pará), apresentação de propostas e resultados da gestão de recursos hídricos (Tocantins), entre outros fizeram parte das programações da Semana da Água na Região.

No Nordeste, região caracterizada com a maior escassez de água do País, todos os estados promoveram eventos relacionados aos recursos hídricos. Alagoas promoveu o III Fórum Alagoano das Águas e o Circuito Cultural das Águas  com o propósito de promover um grande debate sobre a gestão das águas e o envolvimento de cada cidadão como agente de mudança de comportamentos. A Bahia realizou o Seminário Panorama das Águas no Estado da Bahia, onde foram abordadas análises do comportamento das chuvas, a variação de nível dos principais rios e o período de seca no estado, a situação dos rios de Salvador e a qualidade das águas das praias e rios da Bahia. O Ceará teve uma programação diversa, com várias atividades realizadas no âmbito dos comitês de bacia, discutindo temas como a participação das mulheres na gestão dos recursos hídricos, prospecção e construção de poços, tecnologias sociais com vistas à segurança hídrica, entre outros. O Maranhão comemorou a data com a realização da  I Semana Estadual da Água no Maranhão, promovendo palestras sobre reúso e redução do consumo de água, além de um simpósio sobre disponibilidade hídrica. A Paraíba comemorou a Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água,  com apresentações sobre temas diversos, entre os quais “Obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco que beneficiarão a Paraíba”, o programa de Segurança de Barragens da AESA, o projeto "Comitês de Bacias Hidrográficas nas Escolas", além de programação exclusiva para os conselheiros estaduais de recursos hídricos. Pernambuco também teve uma programação intensa, com destaques para a comemoração dos 11 anos da APAC, com uma Roda de Conversa sobre Recursos Hídricos, a Oficina de Planejamento Estratégico, apresentações sobre outorga, cobrança, segurança de barragens, PISF, entre outros. O Piauí promoveu a palestra "Ações da SEMAR na Gestão dos Recursos Hídricos no Estado do Piauí". O Rio Grande do Norte promoveu uma mesa redonda com o tema "Valorizando a Água". E Sergipe organizou o XIII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe, que teve como tema central “Água para o desenvolvimento sustentável”, durante o qual foram apresentadas diversas palestras relacionadas à temática dos recursos hídricos.

No Centro-Oeste, os temas abordados nas comemorações do Dia Mundial da Água envolveram os lançamentos de campanha de preservação da água e Manual de Outorga (Distrito Federal), eventos da Semana da Água em Goiás como a assinatura de acordos para a preservação de nascentes e webinário sobre valorização da água, balanço das ações de gestão de recursos hídricos (Mato Grosso do Sul), disponibilização de Relatório de Monitoramento da Qualidade da Água Superficial e reunião extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Mato Grosso).

No Sudeste também todos os estados tiveram sua programação específica para comemorar a Semana da Água, com destaque para Minas Gerais, onde as comemorações se estenderam por todo o mês de março e incluíram painéis sobre conservação da biodiversidade, eventos críticos e segurança hídrica, reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, concurso de fotografias, entre outros. O Rio de Janeiro também promoveu diversas transmissões ao vivo com a série "Circuito das Águas", na qual temas como saneamento básico, eventos hidrológicos extremos, educação ambiental, preservação dos recursos hídricos, entre outros, figuraram na programação fluminense. O Espírito Santo realizou uma solenidade virtual para marcar o anúncio de programas e investimentos para Gestão Ambiental, Revitalização de Bacias Hidrográficas e Segurança Hídrica, além do lançamento de publicações. Já em São Paulo, a agenda de recursos hídricos contemplou uma série de encontros on-line em alusão ao Dia Mundial da Água, denominada "Conversando sobre Água", com o primeiro dia do evento com foco nas conquistas do sistema ambiental nas últimas três décadas e também os desafios para os próximos anos.

Por fim, na região Sul, o Paraná realizou uma série de eventos durante a semana e encerrou sua programação com um webinar sobre o tema “Os cinco instrumentos de gestão de Recursos Hídricos”. Santa Catarina lançou o primeiro módulo de seu sistema automatizado de gestão das outorgas, o SIOUT SC.

Para acessar as programações e alguns dos conteúdos que fizeram parte das comemorações da Semana da Água nos estados em 2021, clique sobre a UF de interesse:

Norte: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins

Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe

Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul

Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo

Sul: Paraná, Santa Catarina

Destacamos que todas as programações dos estados foram realizadas de forma virtual em virtude da pandemia da Covid-19.

 

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, motivada pela importância da água para a nossa sobrevivência. Nesta mesma data, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é composta por dez artigos, entre os quais destacam-se: que a gestão da água exige um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social; e que o planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. Para conhecer todos os artigos da Declaração Universal dos Direitos da Água, clique aqui.