Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Nove estados aderem ao 2º ciclo do Progestão

Destaques

Nove estados aderem ao 2º ciclo do Progestão

Os estados de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe são os primeiros a aderir ao 2º ciclo do Progestão.
por publicado: 06/12/2017 09h12 última modificação: 18/09/2019 16h56
PROGESTÃO 2

PROGESTÃO 2

Essa nova fase foi instituída a partir da Resolução nº 1.506 e define que os prêmios pagos podem chegar até o valor total de R$ 1 milhão, conforme o cumprimento das metas alcançadas por cada unidade federativa.

A diferença desse segundo ciclo em relação ao anterior é o acréscimo das metas de investimentos. Assim, se o estado comprovar a aplicação de recursos com orçamento próprio de até R$ 250 mil, a ANA pagará igual valor ao estado. Essa meta financeira está relacionada à aplicação de recursos estaduais em alguma das variáveis consideradas críticas para a gestão da água, como organização institucional do modelo de gestão; comunicação; planejamento estratégico; plano estadual de recursos hídricos; sistema de informações; outorga; e fiscalização.

Outra novidade nessa segunda fase é a inclusão da meta de cooperação federativa referente à capacitação, que tem como objetivo incentivar o planejamento e a implementação de momentos de formação dos entes integrantes dos sistemas estaduais de recursos hídricos.

Nos últimos anos, o Progestão vem promovendo melhorias na gestão estadual de recursos hídricos, além de otimizar a atuação e articulação da ANA junto aos estados. Ao longo do acompanhamento dos contratos também foi verificado avanço na organização das instituições para o cumprimento das metas pactuadas e a sistematização dos dados gerados pelos diversos órgãos estaduais. Outro êxito identificado foi em relação aos esforços de mobilização e os ganhos nas pautas e no quórum das reuniões plenárias, com consequente fortalecimento do papel dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos (CERHs) na gestão estadual.

O Progestão é um exitoso programa da ANA que fortalece os órgãos gestores estaduais de recursos hídricos e proporciona maior aproximação da Agência com os estados, o que cria condições ainda mais favoráveis para a gestão integrada de águas no Brasil.