Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Resultado da chamada para a segunda fase do Projeto Ferramentas de Gestão

Notícias

Resultado da chamada para a segunda fase do Projeto Ferramentas de Gestão

Os bolsistas selecionados devem iniciar suas pesquisas ainda no primeiro trimestre de 2021
por publicado: 06/01/2021 11h17 última modificação: 07/01/2021 10h37

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) firmaram parceria para apoiar os órgãos gestores de recursos hídricos nos estados que participam do 2º ciclo do Progestão. O projeto, denominado "Aperfeiçoamento de Ferramentas Estaduais de Gestão de Recursos Hídricos no âmbito do Progestão", prevê o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de ferramentas inovadoras de gestão que auxiliem na tomada de decisão e promovam a melhoria das atividades voltadas à gestão estadual das águas. 

A ideia do projeto surgiu das recomendações da avaliação da implementação do 1º ciclo do Progestão, coordenado pelo IPEA e, a partir dos bons resultados da sua primeira fase, decidiu-se ampliar o "Ferramentas de Gestão" para os estados que encerraram o  1º  ciclo do programa em 2017, ou seja, Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Cada estado selecionou um tema a ser trabalhado de acordo com a sua prioridade, entre os seguintes: (i) Atuação em segurança de barragens; (ii) Gestão de eventos críticos; e (iii) Melhorias nos sistemas de informações em recursos hídricos. 

O edital foi lançado em abril de 2020 e sofreu atrasos em seu cronograma em razão da pandemia de Covid-19. Como não houve candidatos com a qualificação adequada para o desenvolvimento do projeto no Acre, no Amazonas e no Mato Grosso do Sul e, portanto, será aberta nova chamada para atender esses estados. Para acessar o resultado da Chamada Pública, clique aqui.

Com um orçamento de cerca de R$ 1,4 milhão, a segunda fase do projeto custeará despesas programadas para um total de 17 bolsistas durante o período dos trabalhos, previsto em até 18 meses. Planeja-se também a realização de eventos de integração e de capacitação para melhor apropriação do projeto pelos técnicos dos órgãos gestores estaduais.