Você está aqui: Página Inicial > Destaques > ANA e IPEA realizam II Seminário do Projeto Ferramentas de Gestão de Águas

Notícias

ANA e IPEA realizam II Seminário do Projeto Ferramentas de Gestão de Águas

Resultados preliminares das pesquisas realizadas em oito estados foram apresentadas no evento
por publicado: 24/05/2019 15h13 última modificação: 24/05/2019 15h21
Exibir carrossel de imagens Abertura do II Seminário de Acompanhamento do Projeto Ferramentas de Gestão de Águas, em Brasília/DF - 
Foto: ANA/SAS

Abertura do II Seminário de Acompanhamento do Projeto Ferramentas de Gestão de Águas, em Brasília/DF - Foto: ANA/SAS

Nos dias 16 e 17 de maio ocorreu, em Brasília, o II Seminário de Acompanhamento do Projeto “Aperfeiçoamento de Ferramentas Estaduais de Gestão de Recursos Hídricos no Âmbito do Progestão”. Fruto de uma parceria entre ANA e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Projeto tem como objetivo apoiar os órgãos gestores estaduais de recursos hídricos para aperfeiçoar ferramentas inovadoras que promovam a melhoria das atividades voltadas à gestão das águas.

No II Seminário foi feita uma avaliação parcial do Projeto com apresentação dos principais resultados já obtidos por meio das pesquisas desenvolvidas nas diferentes áreas temáticas, seguida de debates visando obter sugestões e contribuições dos participantes, bem como a manifestação pelos representantes dos estados quanto ao interesse do órgão gestor na continuidade do projeto no 2º semestre de 2019, destacando os desafios e perspectivas para a incorporação da ferramenta desenvolvida na rotina de trabalho da entidade.

Nesta primeira etapa, o Projeto abrange o desenvolvimento de ferramentas em 8 estados, a saber: Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia e Sergipe. Os temas desenvolvidos pelos pesquisadores se relacionam com três áreas temáticas abrangidas pelo Projeto, entre elas: gestão de eventos críticos; segurança de barragens; e sistemas de informações em recursos hídricos. Conforme quadro abaixo, os estados selecionaram uma ferramenta para ser desenvolvida de acordo com as necessidades de gestão de cada um.

Ferramentas

A previsão é que as pesquisas sejam finalizadas até novembro de 2019, de modo que até o final deste ano os produtos oriundos do Projeto estejam disponíveis para publicação e consulta pelos demais estados da federação.

Ainda no âmbito desta parceria ANA e IPEA, serão contratados dois bolsistas para a pesquisa dos Fundos Estaduais de Recursos Hídricos (FERHs) em todos os estados.