Notícias
ANA participará do 20º ENCOB que acontece no mês de agosto em Santa Catarina
Com o tema “Os Comitês de Bacias Hidrográficas e o futuro da água", acontece mais uma edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), entre os dias 20 a 24 de agosto deste ano na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Além de patrocinar, a Agência Nacional de Águas (ANA), através do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS) e do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO), participará e contribuirá com os debates, oficinas e mesas temáticas durante a programação do evento.
O objetivo do ENCOB é integrar cada vez mais os comitês de bacias hidrográficas de todo Brasil e promover discussões acerca da gestão e do conflitos pelo uso da água e do fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SINGREH). Este ano é especial, completa 20 anos do Encontro. A primeira edição aconteceu na cidade de Ribeirão Preto (SP) e já passou por 15 estados.
Na programação, cada dia do ENCOB, será norteado por um tema, como gestão; inovação; transparência; desafios e oportunidades; e futuro. Questões como enquadramento dos corpos de água superficial; implementação de parcerias; planejamento e gestão de águas subterrâneas; monitoramento da qualidade da água; e cadastro de usuários como ferramenta de gestão também serão abordados no evento.
Outras questões como o uso de tecnologias na gestão sustentável dos recursos hídricos; segurança hídrica e eventos climáticos; mecanismos de comunicação na gestão da água; uso de tecnologias e softwares; e o papel dos comitês no processo de fomento à inovação social também estarão na pauta do ENCOB. Ainda na programação do Encontro, serão abordados os desafios e oportunidades na gestão dos recursos hídricos.
O ENCOB possibilita os comitês de bacias hidrográficas identificarem oportunidades e trocarem experiências para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada. Além de contar com representantes de comitês de bacias de todo o Brasil, é voltado também para a participação do poder público, usuários, organizações da sociedade civil e universidades. O evento é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias, com o apoio do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente.