Você está aqui: Página Inicial > Destaques > ANA participará do 20º ENCOB que acontece no mês de agosto em Santa Catarina

Notícias

ANA participará do 20º ENCOB que acontece no mês de agosto em Santa Catarina

Agência contribuirá com os debates, oficinas e mesas temáticas durante a programação do 20º ENCOB por meio do Procomitês e do Progestão
por publicado: 04/07/2018 10h28 última modificação: 04/07/2018 10h59

Com o tema “Os Comitês de Bacias Hidrográficas e o futuro da água", acontece mais uma edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), entre os dias 20 a 24 de agosto deste ano na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Além de patrocinar, a Agência Nacional de Águas (ANA), através do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS) e do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO), participará e contribuirá com os debates, oficinas e mesas temáticas durante a programação do evento.

O objetivo do ENCOB é integrar cada vez mais os comitês de bacias hidrográficas de todo Brasil e promover discussões acerca da gestão e do conflitos pelo uso da água e do fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SINGREH). Este ano é especial, completa 20 anos do Encontro. A primeira edição aconteceu na cidade de Ribeirão Preto (SP) e já passou por 15 estados.

Na programação, cada dia do ENCOB, será norteado por um tema, como gestão; inovação; transparência; desafios e oportunidades; e futuro. Questões como enquadramento dos corpos de água superficial; implementação de parcerias; planejamento e gestão de águas subterrâneas; monitoramento da qualidade da água; e cadastro de usuários como ferramenta de gestão também serão abordados no evento.

Outras questões como o uso de tecnologias na gestão sustentável dos recursos hídricos; segurança hídrica e eventos climáticos; mecanismos de comunicação na gestão da água; uso de tecnologias e softwares; e o papel dos comitês no processo de fomento à inovação social também estarão na pauta do ENCOB. Ainda na programação do Encontro, serão abordados os desafios e oportunidades na gestão dos recursos hídricos.

O ENCOB possibilita os comitês de bacias hidrográficas identificarem oportunidades e trocarem experiências para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada. Além de contar com representantes de comitês de bacias de todo o Brasil, é voltado também para a participação do poder público, usuários, organizações da sociedade civil e universidades. O evento é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias, com o apoio do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente.