Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Comunicação como estratégia na gestão dos recursos hídricos

Notícias

Comunicação como estratégia na gestão dos recursos hídricos

Progestão incentiva a criação da Rede de Comunicação sobre Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH).
por publicado: 16/02/2018 16h15 última modificação: 16/02/2018 16h20

Como previsto no Plano Nacional de Recursos Hídricos, a comunicação é estratégica e aliada nas ações da Agência Nacional de Águas (ANA) no âmbito do acesso e da gestão dos recursos hídricos, tanto como instrumento de disseminação de conteúdos e dados, como espaço de mobilização. Pensando assim, o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO) de forma mais enfática, incluiu, dentre suas metas, a variável 1.7, expressa pela “Comunicação Social e Difusão de Informações”.

Nesse sentido, o PROGESTÃO compreende que o processo de comunicação desenvolve e mantém ferramentas, canais e ações para os públicos interno e externo, de forma a garantir informações de fácil acesso e a compreensão sobre as ações executadas para implementar os instrumentos de gestão e seus respectivos resultados. E ainda promove o monitoramento e a disseminação de dados de conjuntura dos recursos hídricos, bem como é capaz de aumentar a transparência do setor e o conhecimento, interesse e engajamento de toda a sociedade sobre a gestão da água.

Essa variável, de avaliação obrigatória para todas as tipologias de gestão no 2º Ciclo do PROGESTÃO, passa a ser de atendimento obrigatório em todos os períodos de avaliação para as tipologias C e D. No nível de maior exigência, esta variável prevê que as ações de comunicação social e difusão de informações em temas, que afetam a gestão de recursos hídricos, sejam realizadas a partir de uma base técnica profissional e de um planejamento adequado.

 

REDE DE COMUNICAÇÃO – Ampliando as estratégias e os espaços de comunicação, foi criada a Rede de Comunicação sobre Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH), cujos membros são formados a partir dos “pontos focais” indicados pelos estados.

Em uma organização articulada em formato sistêmico, como o caso do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), a comunicação cumpre um papel fundamental na relação com os diversos públicos de interesse da GIRH e também na própria dinâmica interna entre os integrantes do SINGREH.

Além de disseminar informações sobre GIRH para a sociedade, proporcionando mais conhecimento, transparência e uma maior participação da sociedade, a Rede de Comunicação pretende ser uma eficiente ferramenta de coordenação e trocas de conhecimentos entre os comunicadores do Singreh e um canal para dinamizar as relações e experiências no âmbito do PROGESTÃO.

 

CURSO SOBRE COMUNICAÇÃO – Aos interessados em aprimorar seu conhecimento, lembramos que estão abertas as inscrições para o curso EaD “Comunicação e Gestão de Recursos Hídricos”, a ser realizado em até 5 semanas. Mais informações clique aqui.