Você está aqui: Página Inicial > Destaques > IPEA lança edital para segunda fase do Projeto Ferramentas de Gestão

Notícias

IPEA lança edital para segunda fase do Projeto Ferramentas de Gestão

Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins são os estados contemplados nessa segunda fase
por publicado: 14/04/2020 17h26 última modificação: 14/04/2020 17h26

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) firmaram parceria para apoiar os órgãos gestores de recursos hídricos nos estados que participam do 2º ciclo do Progestão. Na primeira fase desse projeto, denominado "Aperfeiçoamento de Ferramentas Estaduais de Gestão de Recursos Hídricos no âmbito do Progestão", foram inicialmente contemplados os estados de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia e Sergipe, os primeiros a encerrar o 1º ciclo do programa.

O projeto prevê o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de ferramentas inovadoras de gestão que auxiliem na tomada de decisão e promovam a melhoria das atividades voltadas à gestão estadual das águas. A ideia do projeto surgiu das recomendações da avaliação da implementação do 1º ciclo do Progestão, coordenado pelo IPEA e, a partir dos bons resultados da sua primeira fase, decidiu-se ampliar o "Ferramentas de Gestão" para os estados que encerraram o  1º  ciclo do programa em 2018, ou seja, Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Cada estado selecionou um tema a ser trabalhado de acordo com a sua prioridade, entre os seguintes: (i) Atuação em segurança de barragens; (ii) Gestão de eventos críticos; e (iii) Melhorias nos sistemas de informações em recursos hídricos. 

Para a realização do projeto, considerou-se estratégica a parceria com o IPEA, em função da sua experiência em atividades que fornecem suporte técnico e institucional ao Governo na avaliação, formulação e acompanhamento de políticas públicas, planos e programas, além de oferecer à sociedade elementos para o aperfeiçoamento de soluções para problemas e desafios da gestão e do desenvolvimento no país.

Com um orçamento de cerca de R$ 1,4 milhão, a segunda fase do projeto custeará despesas programadas para um total de 17 bolsistas durante o período dos trabalhos, previsto em até 18 meses. Planeja-se também a realização de eventos de integração e de capacitação para melhor apropriação do projeto pelos técnicos dos órgãos gestores estaduais. O Edital para contratação dos bolsistas para esta segunda fase está publicado na página do IPEA na internet e pode ser acessado aqui