Você está aqui: Página Inicial > Destaques > ANA recebe Mato Grosso do Sul para construção de agenda conjunta sobre água

Notícias

ANA recebe Mato Grosso do Sul para construção de agenda conjunta sobre água

Agência recebe representantes do Mato Grosso do Sul na terceira edição do "Um dia de ANA"
por publicado: 01/07/2019 10h14 última modificação: 01/07/2019 10h14

Nesta sexta-feira, 28 de junho, a Agência Nacional de Águas (ANA) recebeu em sua sede representantes do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) para dialogar sobre ações estratégicas em comum na temática de recursos hídricos. O encontro em Brasília aconteceu no contexto da ação Um Dia de ANA, na qual a instituição abre suas portas para estreitar relações com as entidades que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). 

O evento, que mobilizou servidores de diversas áreas da Agência, foi aberto pelo diretor Oscar Cordeiro e pelo superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Gonçalves. Na sequência, o presidente do IMASUL, Ricardo Éboli, falou sobre os avanços e desafios da gestão de recursos hídricos em Mato Grosso do Sul.  

Servidores do órgão sul-mato-grossense tiveram espaço para realizar apresentações sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, as regiões hidrográficas do Paraná e Paraguai no estado e a implementação de programas e acordo de cooperação técnica entre IMASUL e a ANA, como o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO) e o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS). Ambos são desenvolvidos pela ANA em parceria com as unidades da Federação.  

No fim da manhã, representantes da ANA e do IMASUL apresentaram conjuntamente o tema do Plano da Região Hidrográfica do Paraguai e sua implementação. À tarde, servidores de diversas áreas da Agência Nacional de Águas abordaram os desafios da gestão na bacia do rio Paranaíba no contexto do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH PARANAÍBA) e questões referentes à cobrança pelo uso da água em Mato Grosso do Sul. 

Servidores da ANA também fizeram apresentações sobre a segurança de barragens e a necessidade de revisão da classificação dos barramentos em Mato Grosso do Sul, o Estudo Hidrogeológico de Campo Grande, o Produtor de Água da APA do Guariroba, as redes de monitoramento hidrometeorológico e de qualidade de água no estado. Também esteve em pauta a Sala de Situação estadual, o mapa de vulnerabilidade a inundações e a ampliação do Monitor de Secas para Mato Grosso do Sul. 

Um Dia de ANA 

A ação Um Dia de ANA é um desdobramento da 4ª Reunião de Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos, realizada em Brasília em 21 de fevereiro de 2019. Esta iniciativa busca o intercâmbio de informações e a aproximação entre a Agência – órgão federal responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e coordenação do SINGREH – e os órgãos gestores estaduais de recursos hídricos. No evento também são discutidos desafios enfrentados pelos estados quanto à água. 

Goiás foi a primeira unidade da Federação a ser recebida na sede da ANA, em Brasília, em 11 de abril. Em 23 de maio os representantes do Distrito Federal estiveram na sede da Agência Nacional de Águas no contexto do Um Dia de ANA.

Por Raylton Alves

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495