Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Espírito Santo participa da ação Um Dia de ANA

Notícias

Espírito Santo participa da ação Um Dia de ANA

ANA recebe representantes do Espírito Santo para dialogar sobre temas em comum sobre recursos hídricos
por publicado: 26/09/2019 18h04 última modificação: 26/09/2019 18h04
Foto: Flávia Perry

Foto: Flávia Perry

Nesta quarta-feira, 25 de setembro, a Agência Nacional de Águas (ANA) recebe representantes do Espírito Santo no contexto do evento Um Dia de ANA. O objetivo é estreitar as relações entre os dirigentes e técnicos da ANA e da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (AGERH/ES), órgão que gerencia os recursos hídricos do estado. O encontro aconteceu no Auditório da Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília, durante todo o dia. 

O superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Gonçalves, abriu a programação do encontro ao lado do diretor-presidente da AGERH/ES, Fábio Ahnert. O dirigente do órgão capixaba apresentou os avanços e desafios da gestão de recursos hídricos no Espírito Santo, o Fundo Estadual de Recursos Hídricos e a sustentabilidade da Agência Estadual. 

No restante da manhã a servidora da AGERH/ES Elene Zavoudakis abordou a implementação de programas e acordo de cooperação técnica com a ANA no Espírito Santo, especificamente o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO) e o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS). Na sequência os servidores da ANA e da AGERH/ES discutiram os desafios da gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Doce e a atualização do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce

À tarde os representantes da ANA e da AGERH/ES dialogaram sobre a Sala de Situação e o Monitor de Secas, além do monitoramento qualitativo e quantitativo das águas capixabas por meio da Rede Hidrometeorológica Nacional e do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA). Em seguida os participantes do encontro discutem a segurança hídrica no Espírito Santo e a atualização do Atlas Abastecimento Urbano de Água. O último tema da pauta foi o Marco Regulatório do Rio São Mateus. 

Um Dia de ANA

A ação Um Dia de ANA é um desdobramento da 4ª Reunião de Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos, realizada em Brasília em 21 de fevereiro de 2019. Esta iniciativa busca o intercâmbio de informações e a aproximação entre a Agência – instituição federal responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) – e os órgãos gestores estaduais de recursos hídricos. No evento também são discutidos desafios enfrentados pelos estados quanto à água. 

Goiás foi a primeira unidade da Federação a ser recebida na sede da ANA, em Brasília, em 11 de abril, no contexto da ação Um Dia de ANA. Em 23 de maio os representantes do Distrito Federal estiveram na sede da Agência Nacional de Águas. Na sequência, em 28 de junho, representantes de Mato Grosso do Sul foram recebidos. Instituições que atuam na bacia do rio Paranaíba estiveram na Agência em 28 de agosto no âmbito da iniciativa Um Dia de ANA.

Por Raylton Alves

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495