Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Um Dia de ANA inicia com a participação de Goiás

Notícias

Um Dia de ANA inicia com a participação de Goiás

ANA abre as portas para órgãos gestores estaduais de recursos hídricos recebendo representantes de Goiás
publicado: 12/04/2019 10h45 última modificação: 12/04/2019 10h52
Um Dia de ANA - Reunião com Goiás
Foto: Elmar Castro, SAS/ANA

Um Dia de ANA - Reunião com Goiás Foto: Elmar Castro, SAS/ANA

Para estreitar sua relação com dirigentes e técnicos das secretarias e órgãos gestores estaduais de recursos hídricos, a Agência Nacional de Águas (ANA) abre suas portas em Brasília com a ação Um Dia de ANA para receber os representantes das instituições que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Nesta quinta-feira, 11 de abril, o primeiro estado a ser recebido na sede da Agência é Goiás. 

Na manhã de hoje, o diretor Ricardo Andrade e o superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Gonçalves, receberam representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD), como a secretária da pasta, Andréa Vulcanis, dentre outros servidores do órgão. 

A SEMAD apresentou avanços e desafios da gestão de recursos hídricos em Goiás. O órgão também abordou a situação da implementação do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO) e do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS) – ambos realizados pela ANA em parceria com os estados – em território goiano. Os representantes da Secretaria tiveram, ainda, a oportunidade de colocar em pauta a crise hídrica do rio Meia Ponte, que abastece Goiânia, e a revitalização das bacias do Araguaia e do próprio Meia Ponte. 

Durante o dia, os servidores da ANA fizeram apresentações sobre diversos temas, sendo que pela manhã foram tratados os desafios para gestão no contexto do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), além da implementação do Plano de Recursos Hídricos e do Enquadramento dos Corpos Hídricos Superficiais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (PRH Paranaíba). 

À tarde, servidores da ANA falaram sobre o monitoramento hidrometeorológico, Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA), Sala de Situação e Monitor de Secas. Na sequência, foram feitas apresentações sobre o marco regulatório do rio São Marcos, segurança de barragens e três projetos do Programa Produtor de Água: no rio Descoberto, no ribeirão João Leite e no rio Tocantinzinho. 

Um Dia de ANA 

A ação Um Dia de ANA é um desdobramento da 4ª Reunião de Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos, realizada em Brasília no último dia 21 de fevereiro. Esta iniciativa busca o intercâmbio de informações e a aproximação entre a Agência – órgão federal responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e coordenação do SINGREH – e os órgãos gestores estaduais de recursos hídricos.

 

Por Raylton Alves - Ascom/ANA