Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas
O PROGESTÃO é um programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos, mediante o alcance de metas definidas a partir da complexidade de gestão (tipologias A, B, C e D) escolhida pela unidade da federação.

Balanço quali-quantitativo satisfatório em quase a totalidade do território; criticidade quali-quantitativa inexpressiva; usos pontuais e dispersos; baixa incidência de conflitos pelo uso da água.
Balanço quali-quantitativo satisfatório na maioria das bacias; usos concentrados em algumas poucas bacias com criticidade quali-quantitativa (áreas críticas); incidência de conflitos pelo uso da água somente em áreas críticas.
Balanço quali-quantitativo crítico (criticidade qualitativa ou quantitativa) em algumas bacias; usos concentrados em algumas bacias com criticidade quali-quantitativa (áreas críticas); conflitos pelo uso da água com maior intensidade e abrangência, mas ainda restritos às áreas críticas.
Balanço quali-quantitativo crítico (criticidade qualitativa ou quantitativa) em diversas bacias; usos concentrados em diversas bacias, não apenas naquelas com criticidade quali-quantitativa (áreas críticas); conflitos pelo uso da água generalizados e com maior complexidade, não restritos às áreas críticas.

Destaques

Produtos das pesquisas da primeira fase do Projeto Ferramentas de Gestão são disponibilizados no Portal Progestão
Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia e Sergipe foram os estados abrangidos pela primeira fase

Lançada a Chamada para apresentação de experiências exitosas em gestão de águas
Trabalhos selecionados serão apresentados no encontro "Semeando Ideias, Compartilhando Experiências"

Comitês de Bacias apresentam experiências de enfrentamento à crise hídrica em Santa Catarina
Webinário promovido pela Sema/SDE faz parte do Plano de Capacitação Continuada em Recursos Hídricos do estado