Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas
O PROGESTÃO é um programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos, mediante o alcance de metas definidas a partir da complexidade de gestão (tipologias A, B, C e D) escolhida pela unidade da federação.

Balanço quali-quantitativo satisfatório em quase a totalidade do território; criticidade quali-quantitativa inexpressiva; usos pontuais e dispersos; baixa incidência de conflitos pelo uso da água.
Balanço quali-quantitativo satisfatório na maioria das bacias; usos concentrados em algumas poucas bacias com criticidade quali-quantitativa (áreas críticas); incidência de conflitos pelo uso da água somente em áreas críticas.
Balanço quali-quantitativo crítico (criticidade qualitativa ou quantitativa) em algumas bacias; usos concentrados em algumas bacias com criticidade quali-quantitativa (áreas críticas); conflitos pelo uso da água com maior intensidade e abrangência, mas ainda restritos às áreas críticas.
Balanço quali-quantitativo crítico (criticidade qualitativa ou quantitativa) em diversas bacias; usos concentrados em diversas bacias, não apenas naquelas com criticidade quali-quantitativa (áreas críticas); conflitos pelo uso da água generalizados e com maior complexidade, não restritos às áreas críticas.

Notícias
Oficina de Intercâmbio sobre Águas Subterrâneas
Intercâmbio de experiências de atuação dos órgãos gestores de recursos hídricos na gestão das águas subterrâneas e gestão integrada rio/aquífero.
Boletim Progestão Setembro 2025 – Edição 43
Desafios da gestão dos recursos hídricos em tempos de mudanças climáticas
Oficina sobre apoio ao funcionamento de Comitês de Bacia Hidrográficas
Intercâmbio de experiências no apoio ao funcionamento de CBHs em rios de domínio da União e dos Estados.
Gestão de Recursos Hídricos nos Estados



