Você está aqui: Página Inicial

Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas

PROGESTÃO é um programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos, mediante o alcance de metas definidas a partir da complexidade de gestão (tipologias A, B, C e D) escolhida pela unidade da federação.

Untitled Document
TIPOLOGIA A
Balanço quali-quantitativo satisfatório em quase a totalidade do território; criticidade quali-quantitativa inexpressiva; usos pontuais e dispersos; baixa incidência de conflitos pelo uso da água.
TIPOLOGIA B
Balanço quali-quantitativo satisfatório na maioria das bacias; usos concentrados em algumas poucas bacias com criticidade quali-quantitativa (áreas críticas); incidência de conflitos pelo uso da água somente em áreas críticas.
TIPOLOGIA C
Balanço quali-quantitativo crítico (criticidade qualitativa ou quantitativa) em algumas bacias; usos concentrados em algumas bacias com criticidade quali-quantitativa (áreas críticas); conflitos pelo uso da água com maior intensidade e abrangência, mas ainda restritos às áreas críticas.
TIPOLOGIA D
Balanço quali-quantitativo crítico (criticidade qualitativa ou quantitativa) em diversas bacias; usos concentrados em diversas bacias, não apenas naquelas com criticidade quali-quantitativa (áreas críticas); conflitos pelo uso da água generalizados e com maior complexidade, não restritos às áreas críticas.
PROGESTÃO NO SEU ESTADO

Destaques

Card Semeando Ideias

Encontro “Semeando Ideias, Compartilhando Experiências” acontece nos dias 5 e 6 de julho

Com o objetivo de incentivar a troca de experiências e estreitar as relações entre estados, órgãos gestores apresentarão experiências exitosas em gestão de águas

Encerramento do I Seminário de Acompanhamento do Projeto Ferramentas - nov/2018

Prazo para envio de propostas para a segunda fase do Projeto Ferramentas é estendido

Organizações civis interessadas poderão encaminhar propostas até o dia 26 de junho

Capa do Relatório de Conjuntura do Paraná, fruto de uma das pesquisas realizadas no âmbito do Projeto Ferramentas

Produtos das pesquisas da primeira fase do Projeto Ferramentas de Gestão são disponibilizados no Portal Progestão

Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia e Sergipe foram os estados abrangidos pela primeira fase

Gestão de Recursos Hídricos nos Estados